Historia da Sociedade de Maria no Brasil

A Sociedade de Maria – Padres Maristas – chegou ao Brasil em dezembro de 1981, por meio de uma iniciativa tomada pelo Conselho Geral da Congregação, em Wellington no ano de 1980. O trabalho inicial em terras brasileiras tinha um caráter de implantação, deste modo, os primeiros missionários teriam como prioridade a afirmação das primeiras raízes dos Padres Maristas aqui no Brasil. Por isso, além de se dedicarem ao trabalho missionário, os padres deveriam também promover e animar vocações locais oferecendo aos jovens brasileiros também uma formação para a vida e para o trabalho na Sociedade de Maria.

Além da formação, foram assumidas, neste período, as seguintes obras: em 1985, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, na periferia de São Paulo;  em 1986, a Pastoral Universitária, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) bem como a Paróquia Universitária Jesus Mestre; em 1987, a missão no sertão da Bahia, por meio do trabalho com paróquias; e, em 1994, uma experiência de formação e trabalho com comunidades de base, na periferia de Belo Horizonte, MG.

À luz dessas prioridades, foram escolhidos missionários de vários países fazendo com que a fundação brasileira fosse uma imagem fiel da internacionalidade da congregação. Os pioneiros dessa missão foram: Pe. Miguel (Nova Zelândia), Pe. Jorge (Itália), Pe. Bertrand (Canadá) e Pe. Eugênio (Alemanha).  Que tiveram o apoio dos irmãos Maristas que acolheram e auxiliaram os primeiros padres, de modo especial, os irmãos da Antiga Província de São Paulo. No decorrer dos meses foram chegando ao mesmo tempo missionários para fazer parte do mais novo “Distrito Missionário” dos Padres Maristas e até o ano de 2011 passaram por esta missão missionários, vindos de Alemanha, África, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, México, Peru, Estados Unidos, entre outros.