São José em nossa história

Para os fundadores da Sociedade de Maria, São José é considerado o patrono, aquele que cuidou de Jesus e Maria e na experiência deles, jamais deixaria faltar nada aos seus.

Muitas foram às experiências relatadas pelos padres, irmãs e irmãos sobre a presença de São José em suas vidas. Nas Constituições está expresso que é aos cuidados de São José que os bens temporais da Sociedade de Maria estão entregues. Quanta confiança! Quanta alegria em ter esse homem, que também é modelo de entrega, de justiça, de acolhida, de trabalho, confiança à Vontade de Deus, de obediência, de seguimento e principalmente de Amor a Jesus e Maria.

São José foi um exemplo vivo de que não se nasce Pai, mas se torna um, aprendeu e ensinou ao mesmo tempo, e essa experiência aconteceu quando ele se abriu às possibilidades que a vida o ofereceu. Mesmo com medo, inseguro, não hesitou em assumir sua humanidade. Contemplando a presença de São José na história da salvação entendemos a vida de Jesus.

Por isso a celebração dedicada a São José se faz necessária, pois por meio dela fazemos a memória e reafirmamos que é possível viver a Vontade de Deus. Estamos vivendo o caos da Pandemia da COVID-19, tempo de insegurança, morte, dor, tristeza, desamparo. Porém, imersos na fé, somos chamados a viver a confiança e a esperança a exemplo de São José que nos momentos mais difíceis de sua vida, foi nutrido pela confiança e a esperança, essas forças motoras o impulsionaram a Fazer a Vontade do Pai, e assumir as consequências do SIM a Jesus e a Maria, que também se estende a todos nós.

Durante este ano de 2021 o Papa Francisco convocou a Igreja a dedicar tempo para comtemplar de maneira especial a figura de São José. Com certeza será uma oportunidade de aprofundarmos nosso conhecimento e alimentar nossa vivência espiritual a partir da história de São José. São muitos os aspectos da vida dele que podem nos ajudar a entender nossa vocação-missão.

Peçamos por intercessão de São José que ele nos ensine, assim como ensinou a Jesus, o que é fazer a Vontade do Pai, Caminho, Verdade e Vida. E que é possível viver a santidade nos dias atuais.

São José, Patrono da Sociedade de Maria, intercedei por nós e pelo nosso mundo.

Cenária de Freitas, marista leiga