AS COMUNIDADES DO DISTRITO E SUA MISSÃO.

A missão na Bahia é considerada como a “menina dos olhos” do Distrito dos Padres Maristas aqui no Brasil. É um ambiente de muitas necessidades, tanta social como religiosa. Lá os padres encontram um ambiente propício para atuarem do jeito de Maria, Mãe de Misericórdia. Em terras baianas, os Maristas atuam em quatro paróquias da diocese de Caetité. Nesta diocese trabalham não somente nas funções paroquiais, mas, sobretudo no acompanhamento espiritual, na formação catequética dos leigos, na pastoral da família, e em outras atividades junto a Diocese. Alguns padres que passaram por lá também ajudaram no desenvolvimento social e econômico da região. Um deles foi o Padre Miguel, missionário da Nova Zelândia que colaborou na implementação de uma escola agrícola no município de Pindaí e em outros projetos sociais e econômicos da região.

Na Bahia os maristas têm a oportunidade de reviver a experiência que marcaram a origem da nossa congregação. Assim como os primeiros missionários que se deslocavam para o interior da França para levar o rosto misericordioso de Deus, de igual forma, somos chamados hoje a atuar junto ao povo baiano, levando a presença deste mesmo Deus de misericórdia, como também o fez Maria.

No estado de Minas Gerais, a Sociedade de Maria está presente na capital Belo Horizonte e em Vespasiano, região metropolitana de BH. Na capital encontra-se o Seminário São Pedro Chanel. Em Belo Horizonte a comunidade marista tem um caráter formativo, os jovens dedicam boa parte de seu tempo aos estudos de filosofia. Os padres e o irmão que compõem a equipe de formação do seminário, bem como os seminaristas, atuam em nossa paróquia na periferia de Vespasiano, a 10km do seminário. Durante os fins de semana os jovens aspirantes e postulantes se dedicam a atividades pastorais na paróquia.

Em Minas Gerais os Maristas são uma presença atuante e oculta junto ao povo mineiro.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, na periferia da cidade de Vespasiano, no Bairro Morro Alto, está localizada a Comunidade Marista Nossa Senhora Aparecida, na paróquia marista de mesmo nome. No momento dois membros estão residindo nessa comunidade: o superior do Distrito da América do Sul, Pe Roberto Furtuoso, e o Pe Deonor Vieira do Nascimento, pároco da referida paróquia. O Apostolado dessa comunidade marista se constitui de uma paróquia com seis comunidades e uma Creche. Nos finais de semana, sobretudo, os seminaristas fazem trabalho pastoral no Morro Alto. A catequese, a liturgia, círculos bíblicos e visitas aos enfermos são prioridade do trabalho pastoral da comunidade marista e dos jovens seminaristas.

O Distrito da América do Sul dos Padres Maristas compreende os países Brasil e Perú. No Perú temos uma comunidade na região metropolitana de Lima, numa cidade chamada Callao. Quatro maristas compõem atualmente essa comunidade: três padres e um bispo. O trabalho é desenvolvido no Colégio e Escola São Pedro Chanel, de nível fundamental e médio, e na paróquia “Virgem Missionera”, que está localizada no mesmo espaço do colégio. Jovens recebem uma formação cristã e “científica” bem fundada. Jesus Cristo é o norte do fazer e viver maristas, sempre do jeito de Maria. O colégio mantém também intercâmbios com outros colégios dos padres maristas em outros países, como o de Atlanta – EUA. Na oração, na vida partilhada, na vivência do espírito de Maria, os padres maristas em Callao – Perú, trabalham por uma Igreja Mariana, fundada sob o princípio da misericórdia, da acolhida e do anúncio do reino de Deus.