Irmãos Maristas ou Pequenos irmãos de Maria
Marcelino Champagnat nasceu na França, no dia 20 de maio de 1789. Era o nono filho de uma família de camponeses. Certo dia, ao chegar do campo onde pastoreava ovelhas, Marcelino foi convidado por um sacerdote a ingressar no Seminário Menor de Verrières, e aceitou decididamente.
Os esforços e as dificuldades para superar a deficiente formação escolar foram enormes, custando-lhe muito sacrifício e muita dedicação. Nomeado Vigário de La Valla, em 12 de julho de 1816, depois de um mês de sua ordenação sacerdotal, aproveitou a oportunidade com que a Providência o brindou – depois de atender a um jovem moribundo que desconhecia as verdades mais fundamentais da fé –, para reunir dois jovens da paróquia e fundar o Instituto dos Irmãos Maristas, no dia 2 de janeiro de 1817.
Desde muito jovem, Marcelino aprendeu com sua mãe o carinho e a profunda devoção à Virgem Maria. Confiou o nascente Instituto à Boa Mãe, como ele denominava, e deixou em seus Irmãos esse sinal tão característico da tradição Marista.
Durante a construção do prédio de cinco andares, o Fundador foi um exemplo para seus Irmãos. Ele era o primeiro a começar o trabalho todos os dias e o último a parar, à noite.
No dia 6 de junho de 1840, rodeado por seus irmãos, morria em L’Hermitage, aos 51 anos de idade. O Papa Pio XII beatificou-o no dia 29 de maio de 1955, e João Paulo II canonizou-o no dia 18 de abril de 1999.
A espiritualidade do Pe. Champagnat está principalmente na família, na qual encontrou a experiência do amor de Deus. Nela, aprendeu a ser humilde, simples e modesto, qualidades que, mais tarde, recomendou vivamente a seus Irmãos. A espiritualidade que lhes comunicou estava orientada para a família: “Encontrareis Jesus com Maria, sua Mãe”. No seminário, desenvolveu sua relação com Deus, sob a orientação de sacerdotes sulpicianos. Mais tarde, no seu ministério pastoral, em suas relações com a gente simples, em sua experiência como fundador dos Padres da Sociedade de Maria e em seu trabalho com os Irmãos, continuou a desenvolver uma espiritualidade que se tornou a autêntica espiritualidade Marista… o caminho Marista.
Quem são os Irmãos Maristas
Os Irmãos Maristas são homens consagrados a Deus que seguem Jesus do jeito de Maria, vivendo em comunidade e dedicando-se especialmente à educação evangelizadora de crianças e jovens, com atenção especial aos mais necessitados. Atualmente, são 3.349 Irmãos Maristas distribuídos por 79 países em cinco continentes. Eles partilham sua tarefa de maneira direta com mais de 72 mil Leigos e atendem carca de 654 mil crianças e jovens. A sede do Governo-Geral do Instituto se encontra na cidade de Roma, na Itália, desde 1961.
Como ser um Irmão Marista
Um jovem que se sente chamado a ser Irmão Marista é convidado a cumprir as seguintes etapas: discernir sua vocação; postular o ingresso em comunidades de formação; viver um tempo de noviciado, que culmina com a profissão dos votos ou compromissos; seguir um período de formação acadêmica para as tarefas que desempenhará nos anos seguintes; e iniciar, de maneira direta, sua dedicação às crianças e aos jovens nas mais diversas situações, consciente de que seu serviço constitui valor inestimável. Esse processo começa com a partilha desse desejo com um Irmão Marista ou uma pessoa adulta que possa ajudar a esclarecer o chamado.
O que é a Família Marista de Champagnat
A espiritualidade e a missão de Marcelino não são exclusivas dos Irmãos, mas se abrem a todas as pessoas, mulheres e homens que querem impregnar sua vida com os valores Maristas, que querem participar, cada qual em seu lugar, do projeto fundacional de Marcelino. Os Irmãos partilham sua espiritualidade e sua missão com muitos jovens animadores, com professoras e professores, com o Movimento Champagnat da Família Marista e com tantas pessoas que constatam, no itinerário de Marcelino, um convite para realizar seu próprio caminho de crescimento humano e espiritual.
A Missão dos Irmãos Maristas no mundo
Inspirados no carisma legado por Marcelino, os Irmãos Maristas assumem como missão “Tornar Jesus conhecido e amado” pelas crianças e pelos jovens. Para realizar tal tarefa, dedicam-se à educação, à evangelização, à solidariedade, à promoção e à defesa dos direitos das crianças. Constatam, na pastoral juvenil Marista, um espaço privilegiado para ajudar a descobrir sua vocação cristã e a converterem-se em agentes de transformação na Igreja e na Sociedade.
_______________________________
___ Texto retirado integralmente do livro FAMÍLIA MARISTA: presença e missão no mundo. Organizado pela Família Marista, representa por:
Pe. Alejandro Muñoz, PADRES MARISTAS
Ir. Apolina Ikauno, IRMÃS MISSIONÁRIAS DA SOCIEDADE DE MARIA
Ir. Bridget Brady, IRMÃS MARISTAS
Ir. João Carlos do Prado, IRMÃOS MARISTAS