Encontro Internacional de Maristas Leigos
Aconteceu de 28 de julho a 2 de agosto de 2019, em An Grianan – Termonfeckin, Condado de Louth – Irlanda, o Encontro europeu de Maristas Leigos com representantes de vários países, Brasil, México, Espanha, EUA, Irlanda, França, Itália, Nova Zelândia, Austrália, África, Alemanha, Oceania, Fiji, Filipinas, Nova Caledônia.
Foi incrível a possibilidade de conhecer tantos irmãos que comungam da mesma espiritualidade Marista e as várias línguas não chegaram a ser obstáculo para nos conhecermos e vivenciarmos momentos de rara fraternidade e troca de ideias.
Tivemos várias experiências comunicadas no encontro como a Espiritualidade Emergente à Luz da Nossa História Cósmica, Tirando Maria das Escrituras para o nosso mundo. Algumas reflexões em grupo sobre as experiências e realidades. Como vivemos nosso chamado como maristas? Discernir juntos caminhos para o Marista caminhar com confiança para o futuro.
De 2 a 4 de agosto o “Retiro Emmaus Center” – Dublin, continuamos o encontro com representantes Maristas Leigos de alguns países.
A primeira parte do encontro começou no domingo 28/07 em An Grianan que é uma propriedade própria para encontros.
Havia mais de cem pessoas, a grande maioria da Europa.
Após o jantar, as delegações entraram com suas bandeiras e rezamos nossa primeira missa.
Na segunda-feira iniciamos os trabalhos com palestras pela manhã e partilha com os grupos a tarde. Os temas geravam em torno de Maria nas Escrituras e Maria no Mundo.
O que mais impactou neste dia foi a estátua de Maria na Catedral de Salisbury, intitulada ”Walking Maddona”. Nesta imagem, Maria está em movimento, em ação. Assim como os Maristas também precisam estar em movimento, em ação.
No segundo dia (terça-feira) visitamos o Santuário de Santa Brígida da Irlanda, considerada uma das santas padroeiras da Irlanda, juntamente com São Patrício e São Columba.
A vida desta Santa foi marcada por um coração generoso. Ela marcou sua existência pela sua caridade e, ainda em vida, foi considerada santa. Um dos grandes símbolos católicos da Irlanda é a cruz de Santa Brígida, que continua sendo costume em muitas casas até hoje. Vimos a cruz em muitos lugares.
Na quarta-feira, os trabalhos continuaram com palestras e discussões em grupo para trocas de ideias e experiências.
Quinta-feira foi dia de passeio em Dublin, que foi um agradabilíssimo dia entre Maristas.
Na sexta-feira e no sábado tivemos a reunião das delegações dos países.
Para esta etapa do encontro estávamos em 23 pessoas.
Foram discutidos temas como missão, treinamento, compromisso, comunicação, organização, diretório e finanças.
Deste encontro sairão algumas diretrizes e conclusões que deverão ser encaminhadas às províncias posteriormente.
Foram apresentados relatórios de atividades, ações, desafios de cada delegação.
De como podemos responder a um chamado de Maria, ser um leigo marista comprometido com sua jornada espiritual, influenciar, levantar questões, ações, desafios. Ir aonde ninguém quer ir, fazer o que ninguém quer fazer, unidos a Deus levar Jesus e Maria a todos os demais irmãos com oração e ação. Ser presença de Maria.
Salientamos ainda:
1- Foi perguntado porque não houve a participação dos Irmãos Maristas neste encontro. A explicação foi a seguinte: os padres, as irmãs e as missionárias Maristas são irmãos, bebem da mesma espiritualidade que é Colin. Os Irmãos Maristas são nossos primos, bebem da espiritualidade de Champagnat. Como qualquer grande família temos muito mais familiaridade com os mais próximos. E no caso dos primos, também são da família, mas temos uma convivência esporádica. Fazendo uma analogia com as famílias, nos vemos em eventos como casamentos, batizados, aniversários e até funerais. Não podemos exigir que eles mudem e nem nós devemos mudar, apenas respeitar que temos diferenças e nos completamos.
2- Neste encontro ficamos sabendo que os padres Maristas mantém um hostel na Espanha. Ele é mantido com ajuda de voluntários para acolhimento dos peregrinos que se dirigem para Santiago de Compostela. O albergue peregrino de Santa Cruz está localizado na cidade de Sahagún, em Léon, e fica à beira do chamado caminho francês (Calle Antonio Nicolás, 40). Os Leigos Maristas são chamados a ir até lá e prestar serviços como limpar banheiros, servir refeições, limpar as acomodações, etc. Mas esses leigos também exercem um lado missionário ao acolher e conversar com os peregrinos. Um serviço inspirado em Maria.
3- Nenhum Marista precisa ter medo de colocar Maria no centro de sua vida, porque no centro de Maria SEMPRE estará JESUS CRISTO -, dizia uma padre Marista no Encontro, uma forma excelente de evidenciar o grande amor que cultivamos por Maria.