PENTECOSTES
Maria na Igreja Nascente
Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam reunidos os apóstolos, Maria, a mãe de Jesus, e os irmãos de Jesus no Cenáculo quando o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo. (cf. At 1,13-14; 2,1-13).
Na tradição Marista, a primeira comunidade cristã é nosso modelo de vida em comum, primeiramente pelo modo de viver: “eles tinham um só coração e uma só alma” (At 4,32) mas sobretudo pela presença de Maria, pois ela foi “o apoio da Igreja Primitiva”. A imagem que nós temos de Maria na Igreja primitiva é de uma mulher Mãe, forte, discreta, conciliadora, orante. “Com suas orações Maria fez mais que os Apóstolos com suas pregações”, dizia Padre Colin.
A importante máxima Marista ignoti et cuasi occulti in hoc mundo, ou seja Desconhecidos e como que ocultos no mundo, é inspirada na presença de Maria na Igreja Nascente. A discrição silenciosa, a ação e oração evangelizadoras se tornam importantes meios de conversão pessoal e conversão do mundo.
Maria deseja estar presente hoje na Igreja e no mundo por meio da família de crentes que vivem seu espírito e realizam sua obra, que é reunir todo mundo para seu filho a fim de serem tocados pela misericórdia de Deus. Como família, os maristas apoiam a comunidade cristã da mesma maneira que Maria a apoiou no início. Há muitos lugares hoje em que a Igreja está nascendo e renascendo, consolidando ou reafirmando, lugares nos centros ou nas fronteiras, onde indivíduo ou grupos se esforçam para construir uma comunidade em que se possa ouvir a Boa Nova dirigida a eles e experimentar o amor de Deus através dos outros.
Esta é a imagem da Igreja para nós maristas: todos os crentes, desde o começo até o presente, reunidos em torno dos apóstolos e de Maria, vivendo todos em unidade. Os maristas hoje refletem sobre Maria neste grupo de crentes: com sua fé e sabedoria ela tem muito a dizer sobre a vida da Igreja, mas de uma maneira muito discreta, desconhecida e oculta.
Maria, Mãe da Igreja, Rainha dos Apóstolos e Esposa do Espírito, rogai por nós.